O que são encurtadores de URL ou link?

Última atualização há 2 anos

Para evitar SPAM em nossa plataforma, a Linktech é integrada com o Google Safe Browsing API para fazer a verificação de URLs antes que os usuários tentem reduzi-los e garantir que não sejam sites suspeitos ou perigosos.

Encurtar link é uma prática muito utilizada nos dias de hoje, principalmente por profissionais de social media. Além de ter um efeito visual bem bacana, evitando que URLs muito extensas poluam o espaço da publicação, a medida traz outros benefícios para a estratégia de marketing digital.

Se você quer saber quais são as verdadeiras razões pelas quais você deve encurtar links para os posts das suas redes sociais, continue a leitura! Aqui você saberá tudo que esse recurso pode oferecer!

Mas antes, o que são encurtadores de URL ou link?

Encurtamento de URL, ou encurtamento de link, é uma técnica usada para encurtar um URL, mas ainda levar o usuário à página da web desejada. Ele é feito com um programa de encurtamento de URL que cria um link mais curto para redirecionar o usuário a uma página da web com URL longo. O encurtamento de link é útil para reduzir o tamanho de um arquivo HTML e é útil em aplicativos com recursos limitados, como o Twitter.

Por exemplo, o URL https://ajuda.linktech.com.br/docs/como-encurtar-uma-url/ pode ser encurtado para https://linktech.bio/encurtarurl. Ambos os links tem a mesma página como destino.

Afinal, por que encurtar links?

Como dito, encurtar links não é somente uma questão estética. Existem, de fato, algumas vantagens ao aplicar essa prática em uma estratégia de redes sociais. Vamos saber quais são elas?

Rastreamento

Um dos principais benefícios dos links encurtados é a possibilidade de rastreá-los. É possível criar inúmeros links nesse formato e, portanto, identificar os cliques vindos de cada um deles. A princípio, pode não parecer tão importante, mas pense em programas de afiliados, por exemplo.

Muitos sites fazem a divulgação de produtos de outras lojas em seus blogs. Para apontar exatamente a origem do tráfego, é preciso utilizar os links encurtados, que possuem um código exclusivo de identificação.

Há ainda outras formas de explorar esse recurso. Uma boa ideia é criar links diferentes para cada canal de divulgação de um material. Assim, será possível descobrir quantos cliques cada um deles recebeu individualmente.

Enquanto uma ferramenta de análise pode “jogar tudo no mesmo balaio”, classificando apenas como tráfego oriundo de mídias sociais, você poderá saber exatamente quantos visitantes vieram do Facebook, do Twitter, do Pinterest ou do YouTube.

Adequação
Quase todas as redes sociais possuem limites de caracteres em postagens e publicações. A maioria é bem extensa, mas existem aquelas que são reduzidas.

É o caso do Twitter, cuja capacidade máxima é de 280 caracteres. Nesse caso, para economizar espaço vale a pena encurtar a URL e ganhar alguns caracteres a mais na divulgação do post.

Visual
Pois é, o visual também é muito valioso no universo do marketing digital. Pense bem, ao inserir uma URL muito longa no Facebook, por exemplo, é bem provável que os usuários fiquem intimidados pela extensão.

No caso dos links encurtados, isso não acontece. Afinal, eles são comprimidos em uma quantidade menor de caracteres que dialogam melhor e são mais amigáveis ao usuário.

Ocultação
Como os links encurtados não são gerados com base nas informações da página, mas de maneira aleatória, é possível ocultar algumas informações.

Isso pode ser utilizado como um benefício. Por exemplo, ao divulgar um blog post que contém um “spoiler” no título e você quer evitar.

Por outro lado, vale mencionar que também existe a possibilidade de o usuário ter receio de clicar, já que pode ser redirecionado a páginas com conteúdos controversos, trollagens, spywares, malwares e vírus.

Memorização
Encurtar links também é uma ótima solução para fazer com que a sua URL seja facilmente lembrada pelo usuário. Dificilmente alguém se recorda de um endereço de web muito longo, mas um link encurtado pode ser guardado na memória.

Personalização
Na Linktech é permitido você fazer a personalização da URL. Nesse caso, é possível inserir termos que fazem sentido, e não uma sequência aleatória de letras e símbolos.

Normalmente, depois do domínio do encurtador, são exibidos caracteres desconexos e gerados automaticamente. Assim, por exemplo:

https://linktech.bio/1TTI08c

Porém, é possível personalizá-lo mediante o cadastro. Nesse caso, ficaria assim:

https://linktech.bio/encurtarurl

Bem melhor, né? Certamente os seus usuários agradecerão e saberão exatamente do que se trata antes de clicar nos links.

 

Tudo bem, mas como fazer isso?

Para criar um link encurtado, a recomendação é a utilização do Encurtador da Linktech (Link Short), uma das ferramentas mais confiáveis do mercado. Veja um passo a passo neste link: Encurtar o meu link

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