O domínio, ou URL, é o endereço virtual de sua página. É dessa forma que seus clientes buscarão sua empresa ou produto na internet. Se você está começando a trabalhar no mercado digital agora, precisa entender a importância de ter um domínio próprio para seu negócio.
O que é domínio próprio?
O domínio pode ser considerado como o endereço de um site. Nesse sentido, dentro do universo digital, toda máquina tem um IP que, por sua vez, é um conjunto de números que funcionam como se fosse um próprio endereço físico. Porém, ter que decorar esses códigos seria inviável.
Assim, o domínio surgiu para tentar resolver esse problema e tornar mais prática e rápida a memorização de endereços na internet. Somado a isso, o nome do domínio de caracteres serve para te localizar ou, até mesmo, a sua empresa na internet.
Confira um exemplo: “meudominio.com.br“. Neste caso, podemos perceber que um nome de domínio é a junção de um nome mais uma extensão. Logo, o nome de domínio é meudominio e a extensão é o .com.br.
Logo, quando um indivíduo digita a URL meudominio.com.br no navegador, automaticamente toda a aplicação web disponível no servidor será detectada. Além disso, é possível usar o seu email com domínio próprio, como [email protected].
Os domínios gratuitos não oferecem os mesmos recursos de um endereço registrado. Além disso, passam uma imagem de amadorismo ao seu negócio, o que pode afetar a confiança que os consumidores terão sobre seu produto ou serviço.
Como ter um domínio próprio: passo a passo
O primeiro passo para adquirir seu domínio é verificar se o nome escolhido por você está disponível. Para isso, acesse o site Registros.br e digite o nome do domínio desejado na barra de pesquisa.
Se o endereço não estiver disponível, o site avisará imediatamente. Em caso de retorno positivo, basta proceder com o registro que consiste, basicamente, em preencher um formulário com todas as informações sobre sua página web e seus dados de cobrança.
Ao término do processo, você receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado confirmando a transação e pronto: você já tem seu domínio registrado!
Vale lembrar que o tutorial acima é válido apenas para domínios com final .com.br. Focamos nele por ser o mais utilizado pelos sites brasileiros.